Pilates

Capaz de restabelecer e aumentar a flexibilidade e força muscular, melhorar a respiração, corrigir a postura e prevenir lesões melhorando a qualidade de vida, o Pilates tem como princípio a realização da respiração completa, o controle e concentração.

Criado por Joseph Hubertos Pilates, o método desenvolvido na Alemanha originou-se pelo seu criador ser uma criança frágil e asmática, e por ter sido submetida a modelos de quadros anatômicos em busca de uma melhora em seu condicionamento físico. Em 1912, iniciou seu trabalho na área de enfermagem e baseou-se no estudo da fisiologia, anatomia e medicina oriental, adicionando um procedimento de trabalho físico associado ao controle mental com objetivo voltado para a recuperação da saúde das pessoas.

Seu método de reeducação do movimento, composto por exercícios profundamente alicerçados na anatomia humana é praticado pelo mundo afora e ganha cada vez mais adeptos graças ao incentivo da ciência que confirma a importância da pratica motora regular e permanente, como forma de promover ajustes funcionais constantes ao corpo.

Pilates e a dança

A dança exige no movimento do corpo muita dedicação e determinação do bailarino por meio de uma série de movimentos ligados a harmonia e regras, que buscam a perfeição dos movimentos.

A realização da prática de pilates é benéfica a quem realiza exercícios da dança, pois o método trabalha com a respiração e consequentemente o estresse e ansiedade, já que esse indivíduo nessas situações interrompe sua respiração normal e contrai seus músculos.

O Pilates também facilita a tração da coluna, evita dores lombares, previne lesões nos joelhos, calcanhares e câimbras, por promover o realinhamento da coluna e o fortalecimento da musculatura abdominal, o que diminuí a força exercida nas costas ao realizar esforços físicos. Além de garantir desses benefícios, o pilates proporciona alongamento que auxilia na execução correta dos exercícios.

Por realizar movimentos expressivos, o método é adotado por bailarinos para fazer aulas de manutenção da técnica, ensaios e apresentações, o que exige grande esforço físico dos pés, tornozelos e costas. O pilates é o exercício mais recomendado para a reabilitação de esforços físicos dos bailarinos.

Público-alvo

Adultos homens e mulheres (a partir de 15 anos, sem limite máximo de idade) que desejam se apropriar dos benefícios e mudanças que a técnica promove na vida de seus praticantes.